Consulta

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

O perfil do jogador potiguar de futebol "Piloto" (III)

O tricolor de Currais Novos, Potyguar Esporte Clube, atualmente chamado "Seridoense", com dois jogadores, Jorge Calaça, vindos do "Botafogo" de "Piloto", na primeira participação no campeonato potiguar (temporada de 1976. Mesmo ano da estreia do também tricolor Baraúnas de Mossoró)

Celestino Alves

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Preenchida as datas da permanência de dois anos e meio (fevereiro/1952 a junho/1954) no Triângulo Mineiro, em dois clubes de Uberlândia – um com o mesmo nome da cidade e o “Sal Tropeiro” – Eliezer Araújo, o “Piloto”, em 1956 retorna ao Rio Grande do Norte, e para o Brejuí da cidade natal, Currais Novos (Região do Seridó).

Foi neste ponto em que a análise e o resumo do perfil escrito pelo jornalista potiguar Dermi Azevedo (1949 – 2021) do jogador currais-novense são interrompidas para a pesquisa sobre as participações no campeonato regional da mencionada área econômica e cultural do Estado de Minas Gerais (Região Sudeste).

“Piloto” relata que logo de cara é bicampeão municipal (1956/57) pelo clube com a mesma denominação da mineradora de “Scheelita”, com jazida descoberta no auge da II Guerra e pertencente ao desembargador Tomaz Salustino Gomes de Mello (1880 – 1963), localizada a direita da rodovia federal de acesso ao município de Acari.

Tomaz S. Gomes de Melo

- Eu tinha mudado de posição, de meia-esquerda para quarto-zagueiro, onde jogo até hoje (a reportagem é publicada no semanário dominical O Poti em 23 de março de 1976). Tive que a parar a carreira no fim da segunda temporada porque levei um chute no joelho, dado pelo Chiquinho, do Bela Vista local, desabafa Eliezer Araújo.

Continua: “Fiquei parado, sem fazer nada, passando dificuldades, mas não me afastei do futebol”. Inesperadamente a entrevista Azevedo pula duas décadas e o assunto que surge é o “Botafogo Futebol Clube”, vice-campeão local, fundado por ele, o ponta-direita do ABC, Ivan Júnior e o radialista, poeta e escritor Celestino Alves (1929 - 1991), personagem da abertura da série.

- É o time que mais revela craques no Seridó. Sempre temos nove juvenis no time titular e os destaques são o médio-volante Escobar e o ponta-direita Gilvan, irmãos do centroavante do ABC (nesta o entrevistado pega o editor desprevenido. Não vem a lembrança do nome ou apelido do atacante do clube da capital).

Segue: “Jogam também Lula, goleiro, Decinho, Morais, Francimar, Ivan, Jonas (irmão de Jorge Calaça), Júnior e Djanilson.” E arremata no meio da relação dos pupilos: - Vivo satisfeito como pobre, pois todos gostam de mim... (é preciso mais uma interrupção para situar a figurinha carimbada no cenário do Brejuí Esporte Clube).

 

FONTES/IMAGENS

Correio de Uberlândia

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Best Homenagens

Family Search

Memorial Assembleia Legislativa/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário