Consulta

sábado, 25 de outubro de 2025

Pesquisador revisita excursão forçada do ABC (II)

Formação do elenco e dirigentes do Madureira no aeroporto de Hong Kong, na época enclave inglês na China, em 1961

Mao, primeiro-ministro, cumprimenta os
jogadores do Madureira Atlético Clube

"A Imprensa não contou...?"

Arthur Pierre dos Santos Medeiros

Colunista semanal


"...100 dias ou três meses e oito dias." (assim termina a primeira parte)

- Todavia, esse período não é o maior de permanência já realizado por um clube brasileiro no exterior. 36 jogos: 23 vitórias, três empates e dez derrotas.

No ano de 1961, um pequeno clube do subúrbio do Rio de Janeiro alcançou uma marca expressiva e nunca batida até os dias de hoje.

Em fevereiro daquele ano o Madureira, o Tricolor Suburbano, partiu para uma excursão de quase cinco meses ao redor do mundo.

A expedição tricolor foi organizada e patrocinada pelo ex-presidente do clube e empresário José da Gama.

ABC na excursão de 1973 em imagem 
colorizada por inteligência artificial

Os tricolores saíram do Brasil rumo aos Estados Unidos, onde enfrentaram e venceram (26 de fevereiro) equipe do Léon do México: 1 x 0.

Durante a campanha no exterior o Madureira passou pelos Estados Unidos, México, Japão, China, Malásia, Líbano, Iugoslávia, União Soviética, Coréia do Sul, Irã e Sri Lanka (antigo Ceilão).

A excursão foi um sucesso, além das mais de 20 vitórias conquistadas, o Madureira trouxe na mala uma boa quantidade em dólares, que contribuíram para a saúde financeira do clube, inclusive no aumento do patrimônio, com a construção de uma quadra na sede.

A temporada de volta ao mundo do Madureira foi encerrada no dia 14 de julho. A façanha ficou marcada como a primeira e maior excursão de um clube brasileiro.

Além disso atingiu a marca de ser o clube brasileiro com maior número de vitórias em uma única excursão, batendo, inclusive, os grandes do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 16 de julho, partindo de Lisboa, a delegação chega no aeroporto do Galeão e encerra a maior e mais longa excursão de um clube brasileiro no exterior.

José da Gama voltaria a levar o Madureira para fora do país. Em 1963 o Tricolor excursiona pela América do Sul, entre eles Cuba, que havia passado pelo processo de revolução há poucos anos.

Em 1964 foi à China, onde a delegação ficou "presa" alguns dias. Ao retornar teve que prestar esclarecimentos ao Governo brasileiro, que havia sofrido um golpe militar.

Portanto, podemos concluir com base nos números, que o maior tempo de permanência de um clube brasileiro no exterior pertence ao Madureira Esporte Clube e não ao ABC Futebol Clube.

 

Período tricolor: 143 dias (23 de fevereiro a 16 de julho de 1961)

Período alvinegro: 100 dias (26 de agosto a 4 de dezembro de 1973)

 

NOTA DA REDAÇÃO

Em 29 de agosto de 2023 O JORNAL DA GRANDE NATAL publica reportagem resumida da excursão: “Recorde de permanência no exterior pertence ao Madureira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário